BEM VINDO AO MEU BLOG

Minhas Experiências, Trabalhos, e Comentários sobre vários assuntos

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mudando de assunto

Depois de madrugar estudando a semana toda resolvi fazer algo muito raro paras os alunos da Leão esses dias parei para pensar em algo que não fosse Leão Sampaio.

Outro dia uma pessoa me perguntou como eu estudava para conseguir para conseguir escrever um texto extenso sem repetir muito as palavras, me perguntou como encontrar muitas palavras sinônimas para um trabalho. Eu disse que me inspiro nas músicas dos artistas Nonato Neto e Nonato Costa mais conhecidos como Os Nonatos. 

Um certo dia estava pensando em jogos de palavras e comecei a lembrar das músicas dessa dupla e percebi um padrão lógico que me interessou muito; Se você observar a maioria das suas composições seguem esse padrão.
Observe que as estrofes muitas vezes possuem um jogo de palavras complexo:

Em muitos casos a estrofe possui duas ou palavras que são antônimos sendo que a ultima faz rima com uma palavra anterior, parece meio difícil de entender mas vou dar alguns exemplos: 

Música "360°"                                                         Veja as palavras "respostas" e "perguntas" são antônimos  
"Ainda não tive coragem                                           ao mesmo tempo em que "perguntas" rima com "juntas"
De ver as nossas roupas juntas
Confuso eu procuro respostas
Pra tantas perguntas"

"É tanta intranquilidade                                                           Veja "intranquilidade" "tranqüilidade"
Que nem tranqüilidade acalma                                                  "Física" "alma"
Eu posso curar a dor física
Mais nunca a da alma"

"Um nevoeiro de tristeza                                                         "longe" "perto"
Fechou meus olhos onde aperto
De longe eu escuto o silêncio
Dizendo estou perto"

UM NÓS POR DOIS EUS 

Eu tinha medo de encontra-la
E ser reincidente
Fraquejar de novo como antigamente,
Pelo recomeço do que teve fim...
Ao vê-la eu tive a certeza que a dúvida acabou
Chorei mas 'tô' rindo
Doeu mas, passou
Você está viva, mas morreu pra mim...
O tempo que me abriu os olhos me fez despertar
Ninguém é cego a vida toda podendo enxergar
O nosso romance acabou-se num passe de mágica
Como personagens dessa história trágica
Fomos namorados hoje somos ex....
Foi muito melhor ficar 'sem', do que ficar 'com'
Tentar foi um erro
Acabar foi bom
Quem gosta por dois padece por três
Eu tenho emendado as juras que você quebrou
A vida não pára por causa que a gente parou...
Eu era refém do seu corpo
Você do meu beijo
Se sobrou ciúmes,
Se faltou desejo
Agora é passado recordar pra que?
Estamos novamente livres sem novo endereço
Toda liberdade tem que ter um preço
E eu ganhei a minha perdendo você!
Vôce não é mais minha ninfa
Nem eu sou seu Deus
E a gente partiu dividindo
Um Nós, por dois Eus....

Para mim é algo muito legal se você se interessou também busque na internet 
para mim da muito certo pode te ajudar também 

2 comentários: