Ambulatório de genética médica na Apae: experiência no ensino médico de graduação
Débora Gusmão Melo; Marcelo Marcos Piva Demarzo; Jair Huber
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300015&lng=pt&nrm=iso
“Este trabalho relata uma experiência de ensino cujo objetivo foi oferecer formação significativa e integradora na área de genética médica aos graduandos de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá. Para isto, em 2005, foi estruturado um ambulatório de genética médica na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Jardinópolis (SP)”
“Em nossa sociedade, a educação universitária tem sido revisitada nas diversas áreas do saber devido à percepção de algumas de suas peculiaridades, que tendem a favorecer a alienação do estudante e fazer com que a universidade não forneça a formação adequada ao desenvolvimento de certas competências profissionais, nem o profissional adequado às necessidades dos diversos países”
“O grande marco do ensino da genética foi o Short Course in Medical Genetics, um curso de verão oferecido no Jackson Laboratory, em Bar Harbor, concebido por McKusick e John Fuller, e ministrado por McKusick em 1960. Esse curso foi uma oportunidade para professores tomarem conhecimento dos mais recentes trabalhos na área da genética médica6,7.”
“Todas as doenças têm um fundamento genético, com a possível exceção de algumas formas de traumatismos12. No entanto, a (r)evolução da genética na medicina e seus subseqüentes benefícios vêm tendo pequeno ou nenhum impacto nos países em desenvolvimento, onde vivem mais de 80% da população mundial13,14. Não deveria ser assim, pois o ônus de haver doenças geneticamente determinadas nesses países pode ser até mesmo maior do que nos países desenvolvidos”
“Acredita-se que, com o início do século 21, todos os campos da medicina, incluindo a atenção primária à saúde (APS), incorporarão os avanços científicos e tecnológicos da genética na sua prática clínica”
“O Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) é uma das instituições formadoras dos profissionais da área de saúde do município de Ribeirão Preto (SP). O curso de medicina do CBM (CMCBM) iniciou suas atividades no segundo semestre de 1999 e formou a primeira turma em agosto de 2005.”
“A experiência do Ambulatório de Genética Médica da disciplina de Saúde Coletiva e MFC ocorre durante o módulo de Treinamento em Serviço do sexto ano médico e tem como cenário a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Jardinópolis, interior de São Paulo.”
“A dinâmica do ambulatório é a seguinte: os pacientes são agendados semanalmente pela assistente social da Apae, que contata os seus responsáveis e os convida a participar da consulta. O paciente só é avaliado se seu responsável legal concordar e comparecer à consulta agendada.”
“Os ministérios da Saúde e Educação têm mobilizado esforços no sentido de reorientar o modelo assistencial brasileiro, conforme preconizado pela Reforma Sanitária, entendendo que a consolidação do Sistema Único de Saúde depende, também, da revitalização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em medicina”
Nenhum comentário:
Postar um comentário