BEM VINDO AO MEU BLOG

Minhas Experiências, Trabalhos, e Comentários sobre vários assuntos

quinta-feira, 12 de maio de 2011

UM POUCO MAIS SOBRE GILBERTO PUCCA

De tanto ouvir o professor Flávio falar em Gilberto pucca fiz uma pequena pesquisa sobre ele encontrei uma interessante entrevista com ele sobre o PET Saúde.

Aqui está a entrevista:

Para ver a entrevista no site siga o link: http://petsaudemaringa.com/

1)- Qual a finalidade do PET SAÚDE?
O principal objetivo do PET Saúde é promover de forma efetiva a integração entre ensino, serviço e comunidade. O programa promove a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, qualificando o serviço dos profissionais da saúde e criando um ambiente de formação profissional voltado para as necessidades do Sistema Único de Saúde.
2)- Como o Governo espera que o PET SAÚDE melhore o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde?
Como se sabe, as universidades são centros de excelência para os serviços de saúde. Elas possuem profissionais altamente capacitados, amplo e fácil acesso a novas tecnologias. A aproximação do serviço com esse ambiente faz com que os profissionais da rede também usufruam de toda a estrutura e conhecimento gerados pela academia, além de incentivar os profissionais a manterem-se sempre atualizados, fortalecendo a educação permanente. Todo esse processo resulta em melhora na qualidade do atendimento à população. Ainda projetando os benefícios, a formação profissional voltada para o SUS irá gerar profissionais mais qualificados para atuação nesse sistema.
3)- Você acredita que este programa possa influenciar tanto nas Instituições de Ensino Superior quanto nas Unidades Básicas de Saúde?
Com certeza. A universidade também é grande beneficiária, pois passa entender melhor as reais necessidades do Sistema Único de Saúde, possibilitando uma melhora na formação de profissionais qualificados para o SUS. Além disso, o PET Saúde estimula a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade, ampliando seu campo de pesquisas.
4)- Em reunião recente entre o Ministério da Saúde e os tutores do programa PET SAÚDE, foi solicitado que este programa deveria caminhar junto com outros dois programas o PRÓ SAÚDE e o TELESAÚDE, como você acredita que isto poderia ocorrer?
Sim, é perfeitamente possível, e o esperado. Os três programas, embora tenham objetivos específicos distintos, possuem o eixo principal da integração ensino-serviço-comunidade. Assim, universidades que tenham sido contempladas com mais de um desses programas, como é o caso da UEM, que possui PRÓ SAÚDE e PET Saúde, devem buscar a integração dos programas para otimizar as ações e ampliar os campos de atuação.
5)- Existe uma expectativa muito grande entre os alunos e os preceptores que iniciaram o programa recentemente. Esta espectativa também existe dentro do Ministério da Saúde, você acredita que este programa terá continuidade?
Também existe uma expectativa muito grande no MS para que o PET Saúde mostre os resultados esperados. Acredito na continuidade do programa, já que ele persegue uma das principais necessidades do SUS, que é a melhora na rede de serviços, com profissionais de qualidade.
6)- Para concluir que mensagem você gostaria de passar para os participantes que iniciaram o PET SAÚDE?
Quando o Presidente Lula determinou para implantarmos uma Política Nacional de saúde Bucal, sabíamos que tínhamos um enorme desafio. O Brasil Sorridente é uma grande mudança na Odontologia Brasileira. Mas para isso precisamos também de novos profissionais, com outro perfil. O PET Saúde vem nessa direção, qualificar os acadêmicos o quanto antes, para que nos ajudem a transformar as Universidades em serviço e os serviços em aparelho formador. Pretendemos acabar com os muros que separaram as Universidades do Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário