BEM VINDO AO MEU BLOG

Minhas Experiências, Trabalhos, e Comentários sobre vários assuntos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PENSAMENTO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FATORES CULTURAIS E FINANCEIROS E ASPECTOS GENÉTICOS

Hoje logo que cheguei em casa após mais um dia no fórum, refleti sobre um pensamento que me veio durante a palestra, confesso que perdi o foco na apresentação e fiquei refletindo sobre a minha idéia.

O pensamento foi o seguinte: 

De que maneira fatores culturais e econômicos podem influenciar a genética?

Esse pensamento me veio quando sei lá por que estava lembrando da minha cidade, e pelo menos na minha região "aqui provavelmente também" existe principalmente entre as pessoas mais humildes o conceito de que quase sempre pessoas de familias "tradicionais" são "bonitas", afinal quase todos já ouviram algo como: - Fulana é tão linda! - Também só podia ser, ela é da familia ciclano de tal.

Só ressaltando isso foi um PENSAMENTO com um ponto de vista científico e histórico, em momento algum as idéias expressadas tem fundamentações discriminatórias de qualquer tipo, e nelas me refiro a costumes passados raramente observados hoje em dia. 


Partindo dessa lembrança parei para pensar primeiro:

Em nossa sociedade de modo geral o que é o modelo de estética mais difundido?
Pelo menos na minha opinião geralmente o modelo de beleza vigente é uma pessoa de pele mais clara, ou moreno acentuada, olhos claros, cabelos lisos, físico bem desenvolvido, etc.

A maioria dessas características é herdada de ancestrais europeus, então partindo de um ponto de vista social e histórico por muito tempo em nosso país foi muito difícil de se encontrar relacionamentos entre pessoas de classes sociais muito distintas, aí é que eu imaginei a influencia na genética:

Pessoas que pertenceram a famílias de posses materiais elevadas com essas características teriam convivido com maior freqüência com pessoas semelhantes economicamente, de modo que a cultura vigente nos séculos passados dificilmente possibilitavam a formação de famílias com pessoas de classes sociais ou etnias diferentes, fazendo assim com que não houvesse muita miscigenação racial e  suas características genéticas fossem preservadas e repassadas a seus descendentes, que na maioria das vezes por motivos sociais e culturais fariam o mesmo, dando continuidade ao processo que com o passar das gerações se tornaria cada vez mais visível levando em conta a rápida miscigenação que o restante da população sofreu.

É muito interessante imaginar que fatores sociais como o preconceito com pessoas de classes sociais e etnias diferentes podem ter influenciado na genética de muitas pessoas e até famílias inteiras.    

O que na minha opinião é um processo de seleção genética não natural mas sim social.

Felizmente essa distinção já está muito enfraquecida, e hoje a cada dia nosso país avança mais no que lhe torna tão maravilhoso, o fato de sermos uma raça de todas raças, um lindo mosaico genético formado com peças de todo o mundo. 

Como já citei em outras postagens é só uma idéia, uma coisa que imaginei e quis compartilhar, que talvez tenha um pouco de razão, como também posso estar totalmente errado.  
              

Um comentário:

  1. João Ricardo, como você vai entrar de férias.
    Terá tempo para ler.
    Para pensar sobre miscigenação no Brasil e outras discussões históricas (com observações que se encaixam muito bem com os achados genéticos) leia
    .
    DARCY RIBEIRO - O Povo Brasileiro - A Formação e o Sentido do Brasil
    .
    Se você quiser te empresto.
    Embora, pela COMPANHIA DE BOLSO acho que não custe nem 20 reais. (Livraria do Shopping).
    .
    Mas se preferir te empresto.
    .

    ResponderExcluir