Hoje logo que cheguei em casa após mais um dia no fórum, refleti sobre um pensamento que me veio durante a palestra, confesso que perdi o foco na apresentação e fiquei refletindo sobre a minha idéia.
O pensamento foi o seguinte:
De que maneira fatores culturais e econômicos podem influenciar a genética?
Esse pensamento me veio quando sei lá por que estava lembrando da minha cidade, e pelo menos na minha região "aqui provavelmente também" existe principalmente entre as pessoas mais humildes o conceito de que quase sempre pessoas de familias "tradicionais" são "bonitas", afinal quase todos já ouviram algo como: - Fulana é tão linda! - Também só podia ser, ela é da familia ciclano de tal.
Só ressaltando isso foi um PENSAMENTO com um ponto de vista científico e histórico, em momento algum as idéias expressadas tem fundamentações discriminatórias de qualquer tipo, e nelas me refiro a costumes passados raramente observados hoje em dia.
Partindo dessa lembrança parei para pensar primeiro:
Em nossa sociedade de modo geral o que é o modelo de estética mais difundido?
Pelo menos na minha opinião geralmente o modelo de beleza vigente é uma pessoa de pele mais clara, ou moreno acentuada, olhos claros, cabelos lisos, físico bem desenvolvido, etc.
A maioria dessas características é herdada de ancestrais europeus, então partindo de um ponto de vista social e histórico por muito tempo em nosso país foi muito difícil de se encontrar relacionamentos entre pessoas de classes sociais muito distintas, aí é que eu imaginei a influencia na genética:
Pessoas que pertenceram a famílias de posses materiais elevadas com essas características teriam convivido com maior freqüência com pessoas semelhantes economicamente, de modo que a cultura vigente nos séculos passados dificilmente possibilitavam a formação de famílias com pessoas de classes sociais ou etnias diferentes, fazendo assim com que não houvesse muita miscigenação racial e suas características genéticas fossem preservadas e repassadas a seus descendentes, que na maioria das vezes por motivos sociais e culturais fariam o mesmo, dando continuidade ao processo que com o passar das gerações se tornaria cada vez mais visível levando em conta a rápida miscigenação que o restante da população sofreu.
É muito interessante imaginar que fatores sociais como o preconceito com pessoas de classes sociais e etnias diferentes podem ter influenciado na genética de muitas pessoas e até famílias inteiras.
O que na minha opinião é um processo de seleção genética não natural mas sim social.
Felizmente essa distinção já está muito enfraquecida, e hoje a cada dia nosso país avança mais no que lhe torna tão maravilhoso, o fato de sermos uma raça de todas raças, um lindo mosaico genético formado com peças de todo o mundo.
Como já citei em outras postagens é só uma idéia, uma coisa que imaginei e quis compartilhar, que talvez tenha um pouco de razão, como também posso estar totalmente errado.
João Ricardo, como você vai entrar de férias.
ResponderExcluirTerá tempo para ler.
Para pensar sobre miscigenação no Brasil e outras discussões históricas (com observações que se encaixam muito bem com os achados genéticos) leia
.
DARCY RIBEIRO - O Povo Brasileiro - A Formação e o Sentido do Brasil
.
Se você quiser te empresto.
Embora, pela COMPANHIA DE BOLSO acho que não custe nem 20 reais. (Livraria do Shopping).
.
Mas se preferir te empresto.
.