BEM VINDO AO MEU BLOG

Minhas Experiências, Trabalhos, e Comentários sobre vários assuntos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

UM PENSAMENTO SOBRE GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Um dia desses após mais uma irreverente aula  de Genética (quem estuda na odonto da leão sabe do que estou falando...) fui para casa, como alguns já perceberam Idéias são como Filhos: Alguns planejam e tentam de tudo para tê-los mas não conseguem, outros quando menos percebem já estão cheios deles...

Já deitado não consegui dormir, um pensamento veio: 

Será que a teoria do uso e desuso de Lamarck estaria totalmente errada?

Refletindo esse assunto pensei em uma espécie de reação em cadeia, de maneira que em uma região qualquer as condições do meio ambiente levariam a uma maior utilização de determinadas estruturas como músculos ou uma maior produção de enzimas para facilitar a absorção de determinado alimento abundante, então as células dessas estruturas poderiam ser estimuladas a se desenvolver e fazer mais mitose (como no caso do aumento de massa muscular), então essas células que fariam mais mitoses teriam seu DNA replicado mais vezes o que por uma simples probabilidade daria maior margem ao surgimento de mutações, e com o passar do tempo poderia surgir uma mutação viável.       

Só lembrando que não me embasei em nada para essa postagem, é só um pensamento que eu quis postar pode ter um mínimo principio de razão ou ser só besteira... 

Um comentário:

  1. João Ricardo você me falou esta idéia na sala de aula. Eu entendi. E agora acredito que continuo entendendo.
    Parece-me muito razoável... e não sei se já foi explorado esta idéia por outros autores.
    Acho que você deve nutrir e discutir este ponto.
    Eu com mais tempo terei o maior prazer de fazê-lo, e acho que você pode um dia destes ir à sala dos professores.
    Porque lá nos reunimos eu, você e outros professores, tais como Henrique Douglas, Edinardo Fagner e outros... e aí esta idéia pode render boas discussões e quem sabe frutos...
    .
    Obrigado por compartilhá-la conosco.

    ResponderExcluir