BEM VINDO AO MEU BLOG

Minhas Experiências, Trabalhos, e Comentários sobre vários assuntos

terça-feira, 19 de julho de 2011

O MOTIVO DA NOSSA FORMAÇÃO

Como costumo fazer, estava olhando as novas postagens e vi no blog do professor Flávio Furtado uma postagem sobre novos métodos de avaliação em cursos de medicina, que avaliam além do conhecimento teórico a capacidade de interação do aspirante a formando com a sociedade. Para lerem sigam aqui http://professorflaviofurtadodefarias.blogspot.com/2011/07/e-eu-fui-criticado-por-fazer-uma.html#comment-form

Na minha opinião o estudante que se torna um profissional apenas atestando os seus conhecimentos teóricos estará despreparado para enfrentar o dinamismo do dia-a-dia em um hospital ou outro ambiente de saúde.

Comportamentos como estes tem influenciado a nossa sociedade ao longo do tempo de modo a contribuir na moldagem da imagem que profissionais de saúde tem em nosso meio.

Principalmente em cidades pequenas profissionais da saúde principalmente médicos, apesar de serem formados em 3º grau como muitos outros profissionais são tratados com "status" muito superior, se você é de uma cidade pequena como eu sabe a importância que se dá a um nome precedido por Dr..

E essa mentalidade já vem com o aluno que ao ingressar em uma faculdade de Medicina ou mesmo Odontologia muitas vezes já vem tomado por um sentimento de superioridade, soberba que se agrava quando ele vê que as pessoas da sua comunidade começam a tratá-lo de maneira diferente mais respeitosa, gentil.

Como estudante de odontologia já começo a notar esses acontecimentos, e como ser humano falho, não posso negar o quão atraente é essa situação.

Mas cabe a cada um não permitir que isso suba a sua cabeça e não se torne o propósito da sua formação, pois me decepciono quando percebo que algumas pessoas buscam uma formação na área da saúde ou jurídica movidos não pelo desejo de ajudar e ser um bom profissional mas somente para obter um "Dr." precedendo os seus nomes.

É aí que a instituição de ensino tem que intervir investindo para conscientizar seus educandos, para torná-los profissionais e mais que isso cidadãos fundamentados na honestidade, fraternidade e mais que isso HUMILDADE.

É nosso direito aproveitar ao máximo os frutos da nossa formação tão árdua, mas sem jamais esquecermos-nos que somos apenas PESSOAS, seres humanos.

Um comentário:

  1. Concordo com vc!!
    E essa é causa de termos profissionais que tratam tão mal o outro e que sentem superiores...

    Adorei essa parte do seu Texto....
    "Mas cabe a cada um não permitir que isso suba a sua cabeça e não se torne o propósito da sua formação, pois me decepciono quando percebo que algumas pessoas buscam uma formação na área da saúde ou jurídica movidos não pelo desejo de ajudar e ser um bom profissional mas somente para obter um "Dr." precedendo os seus nomes."

    ResponderExcluir