Fiquei sabendo que alguns colegas ficaram para a AVF em OSP, gostaria de fazer alguma coisa para ajudá-los e para isso fiz um pequeno resumo das minhas anotações, espero que ajude alguém, é um resumo sobre os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, foi escrito de próprio punho mas mesmo sem estar recebendo nenhum tipo de nota ou ponto por isso, me esforcei para fazer o melhor. Quem ler comente se gostou ou se falta algo
Espero ter ajudado e boa sorte:
SIM = Sistema de Informação de Mortalidade
SINASC = // de NASCidos vivos
SINAN = // de Agravos Notificáveis
SIA-SUS = // Ambulatorial
SISVAN = // de Vigilância Alimentar e Nutricional
API = Avaliação do Programa de Imunizações
Antes de tudo as siglas utilizadas nesse texto:
SMS = Secretaria Municipal de Saúde
SES = Secretaria Estadual de Saúde
A fonte de informação geralmente é um documento.
As informações presentes no sistema são retiradas deste documento.
Os indicadores são dados que podemos obter deste documento.
Por isso para facilitar a compreensão e facilitar na memorização as características nesse sentido: Fonte de Informação, Dados contidos nessas informações, Indicadores, podendo haver alguns itens extras.
*Fonte de informação: Declaração ou Certidão de óbito
*Dados contidos nessas informações: Características da pessoa, tempo, lugar e condições do óbito, assistência prestada (sim ou não e de qual tipo), causas básicas e associadas.
*Indicadores: Mortalidade proporcional (causas, faixa etária, causas mal definidas), coeficientes (mortalidade geral, infantil, neonatal, materna, causas ou grupos de causas específicas).
*Variáveis: Causas básicas, sexo, idade, grau de instrução, ocupação, local de ocorrência, assistência médica.
*Fluxo dos dados: Cartório => SMS => Regional => SES => MS
Explicação: É um sistema com informações sobre mortalidade de modo geral, por exemplo: Do SIM podemos obter o número de pessoas que morrem de infarto, podemos descobrir quantos jovens entre 18 e 25 anos morrem de acidentes de moto e etc, já que essas informações são o sexo, idade e causa da morte, e todas essas informações estão presentes na certidão ou declaração de óbito.
*Fonte de Informação: Declaração de Nascidos Vivos
*Dados contidos nessas informações: Dados sobre as condições da Gravidez, parto e nascimento.
*Indicadores: Proporção de NV a baixo do peso, prematuros, numero de partos hospitalares, proporção de tipos de parto (normal ou cesariana), faixa etária da mãe, numero de consultas pré-natal.
Explicação: O SINASC contém informações sobre a gravidez, parto e nascimento, de modo que podemos obter dele por exemplo: O número de nascidos prematuros, de partos cesarianos, o número de mães menores de idade e etc.
*Fonte de Informação: Ficha de Agravos Notificáveis
*Dados contidos nessas informações: Dados de notificação e investigação de casos suspeitos ou confirmados.
*Indicadores: Numero de casos de alguma das doenças contidas na lista, quantidades de casos suspeitos confirmados, suspeitos ou indefinidos, ocorrência de determinado agravo por estado ou região.
OBS: Estados e Municípios podem estabelecer a obrigatoriedade de notificação de outros agravos.
Explicação: O SINAN é basicamente um sistema que contém uma lista de doenças tidas como “perigosas”, geralmente por serem contagiosas e representarem risco a saúde pública, ex: AIDS, Sarampo, Poliomielite, etc, que devem ser informadas as autoridades logo que observados casos confirmados ou suspeitos.
Sempre que em QUALQUER estabelecimento de saúde detectar indícios de algum agravo presente na lista, os profissionais responsáveis devem informar IMEDIATAMENTE as autoridades, para o correto tratamento do paciente (exemplo casos de AIDS), como também para prevenir o contágio de outras pessoas (exemplo Sarampo).
Esta lista não é totalmente fixa já que os municípios e estados podem acrescentar doenças a lista (exemplo Malária no nordeste).
Esta foi muito cobrada na AV2
*Fonte de Informação: GIH (Guia de Internação Hospitalar), ou AIH (Autorização de Internação Hospitalar).
*Dados contidos nessas informações: Informações de todas as unidades hospitalares PÚBLICAS E CONVENIADAS AO SUS.
*Indicadores: Numero de internações Hospitalares em determinada cidade ou região, quantidade de AIHs distribuídas por um município, tipos de tratamentos fornecidos aos pacientes, etc.
Explicação: O SIH é um sistema que contém as informações das unidades hospitalares, somente públicas e conveniadas ao SUS, para entende isso é só pensar na sua definição: “É UM SISTEMA QUE CONTÉM DADOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES PARA FINS ADMINISTRATIVOS E DE PAGAMENTO” Logo se pode deduzir que os dados do setor privado não entram no SIH pois esses não são nem administrados nem pagos pelo SUS.
*Fonte de Informação: Ficha de cadastro ambulatorial, ficha de programação físico orçamentária, boletim de procedimento ambulatorial.
*Dados contidos nessas informações: informações sobre apuração de custos e pagamentos a prestadores de serviços.
*Indicadores: Custo médio de determinado tratamento, quantidade de realização de algum exame, gastos com prestadores de serviço e etc.
Explicação: O SIA-SUS contém informações sobre gastos e pagamentos que o governo faz para prestadores de serviço, que são empresas que vendem o seu serviço para o setor público.
*Fonte de Informação: Cartão da criança e da gestante
*Dados contidos nessas informações: Estado nutricional de crianças de 0 a 7 anos e da gestante.
*Indicadores: Numero de crianças desnutridas ou acima do peso por faixa etária, número de gestantes desnutridas ou acima do peso e etc.
Variáveis: Peso, idade, altura (criança), e idade gestacional da gestante.
Explicação: É o sistema que reúne informações sobre o estado nutricional de crianças de 0 a 7 anos e gestantes, seus dados sevem de base para programas de combate a desnutrição por exemplo.
Essa foi muito cobrada na AV2
*Fonte de dados: Mapa diário de registro de doses aplicadas, e boletim mensal de doses aplicadas.
*Dados contidos nessas informações: Informações relativas às doses de vacinas aplicadas.
*Indicadores: Cobertura do programa de vacinação, andamento deste programa, situação da imunização e etc.
Explicação: Este sistema possui informações referentes às doses de vacina aplicadas visando o controle da cobertura do programa de vacinação, resumidamente ele registra quantas doses de vacina foram aplicadas em determinada região, de modo a possibilitar a estimativa do andamento do programa, ex: sabendo-se que em uma cidade vivem 5000 crianças de 0 a 7 anos, e no API consta que foram aplicadas 3500 doses de vacina para esta faixa etária, pode-se estimar que ainda faltam 1500 crianças para serem imunizadas.